A Santa Sé ataca novamente...
Outra recebida por email:
Acordo Brasil e Santa Sé já está na Câmara dos DeputadosAdvogados, juristas, profissionais da área de saúde e representantes de movimentos sociais de todo o país estão preocupados com o encaminhamento silencioso dado pelo Governo Federal em relação ao Acordo Brasil e Santa Sé, assinado em novembro de 2008. Apesar de não ter sido discutido amplamente com a sociedade, o documento já está tramitando na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para ser votado como uma Mensagem nº 134/2009. Após seguirá para ser apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e ao Plenário da Casa. O conteúdo do documento trata basicamente dos interesses econômicos e outros privilégios da Igreja Católica no Brasil, tais como: isenção de impostos para rendas, propriedades e atividades das entidades católicas (quase 1.500 escolas, hospitais, etc.); o ensino religioso católico nas escolas públicas; a reserva de terrenos para a construção de Igrejas; a não existência de vínculos trabalhistas de religiosos com suas ordens, dentre outros.
Os grupos religiosos que defendem o acordo estão se mobilizando para que o mesmo seja votado sem alarde e sem debates dentro do Congresso Nacional. Em sentido oposto, os movimentos de mulheres e outros setores da sociedade civil defendem a realização de audiências públicas para discutir o conteúdo do Acordo, sob pena de inviabilizar o debate democrático pela ausência de informações e restrição à participação de estudiosos sobre o tema e setores interessados neste assunto.
“O conteúdo do Acordo denuncia o desejo da instituição Católica de manter privilégios em detrimento das outras religiões e da população, desrespeitando a laicidade do Estado brasileiro. Além disso, este documento demonstra as ambigüidades de uma religião que na sua Doutrina Social prega a igualdade e a inclusão e, por outro lado, tenta aprovar, como lei nacional, um Acordo para eternizar privilégios num país de tantas desigualdades e concentração de renda, onde os programas sociais são as únicas possibilidades de sobrevivência para muitas famílias”, afirma Dulcelina Xavier, socióloga das Católicas pelo Direito de Decidir.
Para ler a Mensagem nº 134/2009 na integra: http://www.cfemea.org.br/pdf/
ms134_2009_concordata.pdf
Para mais informações contatar:
Assessoria de imprensa conjunta
Evanize Sydow – (21) 7699.3665
Nataly Queiroz – (81) 9408.8095
Por que será que eu não estou surpreso? :)
7 comentários:
Oi, Daniel!
Sorry, mas este não é um comentário sobre seu post (bacana, inclusive). É que eu não achei em lugar nenhum o seu e-mail. Então vai aqui mesmo.
Tenho um blog (www.fiodameada.wordpress.com) e usei suas ilustrações (Flickr) em dois posts:
http://fiodameada.wordpress.com/2009/05/29/alegrante/
e
http://fiodameada.wordpress.com/2009/05/24/irritante/
Dei os créditos, mas gostaria de confirmar se não há mesmo problema em usá-las. Sacumé.
Você me fala, please?
Obrigada e um abraço,
Silmara Franco
Sem problemas, Silmara. :)
Pode ficar à vontade.
Obrigado por dar os créditos. Se possível, coloque um linkzinho também.
Abraços do Verde
Xi, agora fui eu quem não deixei rastro.
Meu e-mail é blogfiodameada@ig.com.br
Outro abraço,
Silmara Franco
www.fiodameada.wordpress.com
Daniel, os links já estão lá. Você prefere pro Flickr ou para este blog?
Abraços :-)
Oi Daniel,
Bom post! (E ah, que bom que voltou a escrever... ^^)
Nada como burlar o crivo democrático não é?
Não vi nada na mídia sobre o acordo... E está tramitando há um tempo: não falaram que o Lula havia assinado, ninguém fala que está no Congresso... E assim as coisas vão passando sem a gente perceber...
De qualquer forma aí vai o link do FONAPER - Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso.
Eles estão fazendo uma campanha contra o artigo sobre o ensino religioso católico. É importante mas é pouco. Não conheço outras mobilizações contra o acordo... Mas enfim...
http://www.fonaper.com.br/noticia.php?id=848
Informar o mundo já é um excelente começo!
Não suma!
Bjs
fala, duende!
bão, passando aqui só pra lhe pedir desculpas pela impertinência.
grande abraço deste também verde, palestrino que sou.
Passam-se os anos, volto aqui a escrever. Como é bom ler seu blog! Sim...a igreja católica pra variar sempre dando o seu jeitinho de ficar na melhor. As vezes questiono: - Será que precisamos dela?
Enfim, talvez se esse dinheiro fosse para ajudar os pobres, eu ficaria mais feliz, do que, enfim, ver ele voltando para o governo na forma de impostos. O problema é que, ainda precisamos (sociedade) de muito ouro, bons vinhos, boas roupas, templos luxuosos, para enfim, falar com Deus, o onipresente, que não sei por qual motivo, só aparece na igreja....(contraditório ne?)
Aahhh saudades de tuuuu....
Postar um comentário