Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Santa Sé ataca novamente...

Outra recebida por email:


Acordo Brasil e Santa Sé já está na Câmara dos Deputados

Advogados, juristas, profissionais da área de saúde e representantes de movimentos sociais de todo o país estão preocupados com o encaminhamento silencioso dado pelo Governo Federal em relação ao Acordo Brasil e Santa Sé, assinado em novembro de 2008. Apesar de não ter sido discutido amplamente com a sociedade, o documento já está tramitando na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para ser votado como uma Mensagem nº 134/2009. Após seguirá para ser apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e ao Plenário da Casa. O conteúdo do documento trata basicamente dos interesses econômicos e outros privilégios da Igreja Católica no Brasil, tais como: isenção de impostos para rendas, propriedades e atividades das entidades católicas (quase 1.500 escolas, hospitais, etc.); o ensino religioso católico nas escolas públicas; a reserva de terrenos para a construção de Igrejas; a não existência de vínculos trabalhistas de religiosos com suas ordens, dentre outros.

Os grupos religiosos que defendem o acordo estão se mobilizando para que o mesmo seja votado sem alarde e sem debates dentro do Congresso Nacional. Em sentido oposto, os movimentos de mulheres e outros setores da sociedade civil defendem a realização de audiências públicas para discutir o conteúdo do Acordo, sob pena de inviabilizar o debate democrático pela ausência de informações e restrição à participação de estudiosos sobre o tema e setores interessados neste assunto.

“O conteúdo do Acordo denuncia o desejo da instituição Católica de manter privilégios em detrimento das outras religiões e da população, desrespeitando a laicidade do Estado brasileiro. Além disso, este documento demonstra as ambigüidades de uma religião que na sua Doutrina Social prega a igualdade e a inclusão e, por outro lado, tenta aprovar, como lei nacional, um Acordo para eternizar privilégios num país de tantas desigualdades e concentração de renda, onde os programas sociais são as únicas possibilidades de sobrevivência para muitas famílias”, afirma Dulcelina Xavier, socióloga das Católicas pelo Direito de Decidir.


Para ler a Mensagem nº 134/2009 na integra: http://www.cfemea.org.br/pdf/ms134_2009_concordata.pdf

Para mais informações contatar:
Assessoria de imprensa conjunta
Evanize Sydow – (21) 7699.3665
Nataly Queiroz – (81) 9408.8095


Por que será que eu não estou surpreso? :)

Salvem o Cine Brasília

Recebido por email:

Amigos,

Você que se interessa e luta para que os nichos de cultura , em
Brasília, não sejam destruidos, não deixe de comparecer , no dia 6 de
junho, no hall do Cine Brasília. Reuniremos, em um grande movimento,
para mostrar que estamos atentos às tentativas do governo em abandonar
o cinema, mostrar sua inutilidade e, quem sabe, utilizar o belo espaço
para outros fins.
Diante dos fatos, convocamos você para que adote nossa causa,
chame os amigos, seu grupo, jogue na net, faça camisetas, cartazes.
Use e abuse da sua criatividade e venha juntar-se a nós. Convoque
seus contatos na imprensa e bote a boca no mundo. Grite o seu direito
à cultura. Vá lá!
Estaremos acampados, a partir das 17 horas, no local.
Anote isso na sua agenda, no seu calendário. Não perca este movimento
O Cine Brasília é um tradicional cinema brasiliense, localizado alí nas margens do Eixinho W, na altura da 7-8 sul. É o último cinema de rua (isto é, o último cinema fora de um shopping center) em Brasília. Para aqueles que acham que vale a pena lutar por um tradicional cinema, vale a dica.

back home again

Fazia tanto tempo que não vinha por aqui, que nem havia visto ainda a nova interface do dashboard do blogger. Impressionante como o tempo passa e as coisas acontecem quando não estamos olhando, não é?

Bem, o que importa é que estou de volta.