Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Conversas: Sobre o (mau) uso político da Wikipedia...

Um papo de GmailTalk que ficou interessante...

3:21 PM
Rodrigo: bacana, nao sei se tem relacao a seu trampo, mas como fica a questao da wikipedia, com essas acusacoes de alteracao de conteudo por parte de grupos economicos/sociais ?
me: Bem... não tem a ver diretamente com o meu trampo, embora as implicações indiretas sejam grandes.
o GVO e a Wikipedia funcionam de forma um bocado diferente,
mas usamos conteudo da WP de vez em quando.
3:22 PM E estas acusações fazem sentido. é um problema que eventualmente aconteceria quando se fala de uma plataforma de colaboração aberta e anônima -- o do uso político deste espaço livre.
3:23 PM acho bem possível que as acusações sejam verdadeiras, mas acho tb que é possível que haja um interesse "desleal" do pessoal das outras enciclopédias não livres em "pixar" a Wikipedia, que tá "roubando" mercado delas.
em suma. é complicado....
Rodrigo: ve alguma saida, para a situacao ?
me: e é um grande teste para a comunidade da WikiPedia, mas eu acredito que eles conseguirão vencer este desafio também, como venceram outros desafios que apareceram no passado.
há saídas sim.
3:24 PM algumas delas dão alguns passos para longe da proposta "aberta e livre", outras são mais complexas...
acho que um passo natural e imediato seria assumir um maior controle sobre quem altera os conteúdos, e se ter uma maior vigilância para tentar evitar estes casos.
3:25 PM mas em última instância, vc sabe tão bem quanto eu que a imparcialidade é uma falácia.
Rodrigo: mas tirar a proposta eh igual assumir que nao rola um ambiente assim, livre. Visto que a propria comunidade, estraga.
me: Sempre haverá um viés, e todo viés é inerentemente valorativo, moral e político.
Rodrigo: (e deve ser)
me: Bem. Eu acho que recuar não é assumir que não é possível ter uma comunidade aberta.
3:26 PM Trata-se apenas de assuir que isso não é fácil, e que é necessário um maior amadurecimento do projeto.
e é claro que a comunidade ESTRAGA na mesma medida que a comunidade também FAZ a wikipedia. Lidar com gente não é fácil.
muitos idealistas da cultura livre se esquecem disso.
minha experiencia no Overmundo me ensinou que lidar com gente vale a pena, mas é uma das coisas mais dificeis que existe.
é coisa para profissionais.
3:27 PM demanda experiencia, prática, método, e muito bom senso.
Rodrigo: sem falar da paciencia.
me: vale a pena a luta pra fazer funcionar, mas é dolorosa, longa e meio frustrante às vezes.
sim... muuuuuuita paciencia.
Rodrigo: mesmo pq as mudancas nao sao imediatas
me: isso mesmo.
logo, os otimistas patológicos podem estar meio melindrados pelo fato das coisas não serem tão simples.
3:28 PM e os pessimistas podem estar felizes com os tropeços da Wikipedia.
mas eu vejo que este é apenas um processo normal de amadurecimento, que não só é um grande estudo de caso a ser contemplado por todo mundo que é do ramo, como também é uma excelente experiência.
3:29 PM em suma... tudo está bem, mesmo que esteja fedendo um pouco agora. :)

Nenhum comentário: