Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

E o Global voices dá seu toque especial no BlogDay 2006...
Tradução (com algumas adaptações discretas) deste post aqui, feito no Global Voices,
dando uma contribuição bem legal para o BlogDay2006


"Antecipando este dia (o BlogDay2006), nós aqui do Global Voices gostaríamos de pedir à nossa comunidade para que ajude colegas blogueiros de diferentes países a saberem mais sobre vocês. Nós viemos observando que pessoas de diferentes países blogam por diferentes motivos, e que as blogosferas em diferentes lugares desenvolveram diferentes tipos de relações com o resto de suas culturas, política e mídia mainstream (tradicional). Nós gostaríamos de ajudar as pessoas a entenderem melhor você e a blogosfera da sua região. Então, se vocês tiverem um tempinho, por favor ajudem-nos escrevendo um post (ou muitos, se você preferir) antes de 31 de agosto, respondendo algumas ou todas das questões abaixo (e, claro, deixando um comentário com o endereço de seu post neste lugar aqui):

* Por quê você começou a blogar?

* Sobre o quê você bloga, principalmente?

* Você bloga em sua língua ou em outra língua? Por quê?

* O que motiva você a continuar blogando mesmo que (no caso da maioria dos blogueiros) você não receba nenhuma remuneração por isso?


* A sua audiência é, em sua maioria, do seu país ou você costuma ser lido por pessoas à volta do mundo?

* O que pensam a sua família e seus amigos a respeito do fato de que você é um blogueiro?

* O seu chefe sabe que você tem um blog?

* Qual a relação entre os blogs em sua região ou país e a mídia tradicional?

* Quando você bloga, como você descreveria aquilo que escreve? É parte de uma conversação? É uma divagação? É parte de um diário pessoal? É jornalismo? É um pouco de tudo, ou tudo ao mesmo tempo, em cada momento? Estas definições fazem alguma diferença?

* Os blogs já começaram a ter algum impacto na política de seu país? Já começaram a influenciar a forma como a mídia tradicional faz suas coberturas? Nós ADORARÍAMOS saber alguns exemplos disso ocorridos em sua região ou país.

Quando fizer os posts, por favor envie-nos um trackback para este post, ou deixe um link para seu(s) post(s) na sessão de comentários deste post. Se você não tem um blog mas tem opiniões sobre o estado dos blogs e do blogar em seu país, sinta-se livre para deixar um comentário aqui (e, principalmente, aqui). Na véspera do BlogDay, nós iremos fazer um post ou dois sumarizando, citando e linkando para aquilo que você disse."


Logo que tiver um tempinho, vou fazer meu post respondendo estas perguntas...

Vamos aderir? Eu, e o pessoal do Global Voices, queremos saber
o que vocês tem a dizer sobre o assunto.


Abraços do verde em dia ciborgue...


technorati tags - ,

Nenhum comentário: