Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Ligeiramente incomunicável...

Nâo consegui acessar o Gmail durante todo o dia. O site simplesmente não carrega. Acredito que seja algum problema no meu navegador, mas ainda não consegui descobrir o que é.

De qualquer forma, o que importa é a desagradável sensação de estar meio incomunicável -- sem poder ler email nem acessar o gmail-talk. Meu trabalho, acumulado pela viagem, está se acumulando mais ainda já que não consigo acessar meus grupos de trabalho...

Bem... é a vida. Se não consigo trabalhar, faço o que posso e depois aproveito para descansar. Espero que o Gmail volte a funcionar na minha máquina em breve...


UPDATE:
Foi só escrever um post a respeito que meu gmail voltou, misteriosamente, a funcionar no final do dia. Agora é colocar todos os emails recebidos durante a viagem em dia...

Vejo um bocado de trabalho pela frente.

what da hell!?

- corujas rosnam?
- é claro que não, duende!
- então eu ví um pug voando. =D


--
Daniel Duende Carvalho
* http://newalriadaexpress.blogspot.com
* http://cadernodocluracao.blogspot.com

domingo, 28 de outubro de 2007

o mar...

o mar está sempre vivo.

o mar tem mojo.

--
Daniel Duende Carvalho
* http://newalriadaexpress.blogspot.com
* http://cadernodocluracao.blogspot.com

cariocas...

apontei meu nariz pecilotérmico para as ruas burguesas de ipanema e
pensei: "ipanema parece uma salada verde com croutons".

enquanto escrevo, realizo sonhos cariocas no museu de cidade da urca.

não amo o rio, mas amo estar aqui. estou vivo e bebado em frente às
ruínas do velho cassino.
a vida encanta.

--
Daniel Duende Carvalho
* http://newalriadaexpress.blogspot.com
* http://cadernodocluracao.blogspot.com

terça-feira, 23 de outubro de 2007

para variar...

para variar, os vôos estão todos atrasados hoje no aeroporto de
brasília. pela cara dos atendentes, o caos deve estar grande por aí.

que os deuses nos protejam.

--
Daniel Duende Carvalho
* http://newalriadaexpress.blogspot.com
* http://cadernodocluracao.blogspot.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Duende no Rio

Estou indo para o Rio de Janeiro amanhã para passear, ver uns lances de trampo, visitar a família, passar um tempinho rodando pelos meus sebos queridos, tomar umas devassas e tentar assistir ao show da Feist no Tim Festival. Não sei o quanto estarei acessível online estes dias, mas vou tentar checar meus emails vez ou outra.

Devo estar de volta no dia 29 de outubro.

Abraços do Verde

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Campanha: dê um bichinho de pelúcia bizarro para o Duende

Meu aniversário está chegando. Quem é que vai me dar um Cthulhu ou um Dragão de pelúcia de presente?

(Já vou ganhar o Chtulhu...
weeeeeeee!)


Agora só faltam os dragões. Alguém se habilita? :)








Sim. Eu estou falando sério. :)

Clique nas imagens para ver o preço e onde comprar.

Estes canibais...

(a dica foi do AINN)

O canibal gourmet alemão...

"[...]O caso veio à tona em dezembro de 2002, e os detalhes escabrosos foram manchetes em todo o mundo. Meiwes filmou a si próprio matando, tirando as vísceras e cortando em pedaços o cadáver do engenheiro de computação Bernd Brandes, de 42 anos, que ele havia conhecido através de mensagens postadas em salas de bate-papo, procurando "homem para massacre".

"Sim, gente que não consegue entrar nesta história acha monstruoso. Mas eu sou um ser humano normal em princípio", ele disse a seu entrevistador, Gunter Stampf, que escreveu o livro "Entrevista com um Canibal", baseado em 30 encontros que teve com Meiwes na prisão. As entrevistas foram aprovadas pela corte distrital de Frankfurt que o condenou.

"Eu salguei o filé de Bernd com sal, pimenta, alho e noz-moscada. Comi ele com croquetes "princesa", couve de Bruxelas e molho de pimentão verde" disse Meiwes. A carne era um pouco dura, acrescentou. Ele congelou porções de Brandes, algumas em forma de carne picada, e comeu mais de 20 quilos dela nos meses subseqüentes ao assassinato, ocorrido em março de 2001.[...]"
(Na prisão, canibal alemão dá entrevista e diz ser normal no G1)

E o escritor canibal mexicano...
"As autoridades mexicanas confirmaram, nesta segunda-feira (15), a presença de carne humana no prato de um escritor de romances de terror, preso na semana passada na capital mexicana quando tentava fugir da polícia.

José Luis Calva Zepeda foi detido casualmente pela polícia, que investigava o desaparecimento da namorada do suposto homicida.

Ao perceber a chegada das autoridades, Calva Zepeda tentou fugir saltando da varanda de seu apartamento, no bairro de Guerrero.

No entanto, o escritor ficou gravemente ferido e acabou sendo detido pela polícia, que encontrou o corpo esquartejado de Alejandra Galeana Garavito, de 30 anos, mãe de dois filhos e namorada de Calva Zepeda, além de restos de carne frita em uma frigideira, um prato e um garfo.

Nesta segunda-feira, o policial Gustavo Salas e o médico Rodolfo Rojo, coordenador dos Serviços Periciais, confirmaram que a carne na frigideira era humana e que se tratava de um músculo que pertencia ao antebraço da vítima.

Mesmo assim, segundo Salas, as evidências encontradas no apartamento de Calva Zepeda "justificam totalmente a hipótese de que ele comeu carne humana".

As autoridades também informaram que Calva Zepeda está ligado a outros dois crimes que aconteceram em circunstâncias parecidas.

No apartamento do escritor, a polícia achou um romance inacabado intitulado "Instintos Canibais ou 12 Dias" (em tradução livre), centrado na antropofagia, no sexo e no sadomasoquismo.[...]"
(Polícia mexicana encontra carne humana em casa de escritor no G1)

Eu me lembro de ter lido um livro de receitas na casa de minha tia-avó que continha receitas de carne humana. Era um velho livro de culinária mineira que transcrevia receitas tradicionais dos séculos XVIII e XIX. Eu achava bizarro, mas confesso que fiquei até curioso pra saber se era mesmo costume comer carne humana na Minas Gerais escravagista, e que gosto ela tinha.

Afora todas as considerações éticas, morais e penais de se comer carne humana, fico tentando entender o que estes caras pensam. E, eu confesso, fico curioso pra saber se é maluquice da cabeça deles ou se a carne humana tem mesmo gosto agradável. Deve depender do tempero, como bem nos mostrou o gourmet alemão. E se depende do tempero, ainda prefiro comer um bom porquinho, que não dá cadeia e satisfaz. :)


DISCLAIMER:
O blogueiro que vos escreve não tem o menor desejo de comer carne humana, mas é um curioso patológico sobre qualquer tema esdrúxulo que se apresente a ele. Posto isso, é claro que se alguém come carne humana, o blogueiro que vos escreve fica curioso a respeito do gosto e, principalmente, do "por quê de se comer carne humana".

terça-feira, 16 de outubro de 2007

"méans lóngerêi"



Como disse a Patinha (que me deu a dica do vídeo),"Ainda existem bons publicitários no mundo". Eu só posso concordar. A propaganda é engraçadíssima e bem sacada, e o sotaque do sujeito é tudibão! :D

voltando ao ritmo de trabalho

Depois da viagem (com seus altos e baixos), é hora de tentar sacudir as dores no corpo e o cansaço e voltar ao ritmo de trabalho. Tenho umas dezenas de artigos traduzidos para o GVP para revisar, mais dezenas de emails para ler e no mínimo 2 artigos que precisam ser escritos ainda esta semana para o Overmundo.

Lá vamos nós.
Que os Deuses nos abençoem (e levem essa maldita dor de cabeça embora!).

Viação Itapemirim: ônibus quebrados e motoristas despreparados.

Aproveitando a deixa, vamos falar de algumas das cagadas cometidas pela Viação Itapemirim nesta minha viagem a BH.

Antes de mais nada, parece que os motoristas que eles contratam para a rota Brasília-Belo Horizonte são contratados apenas para dirigir, e não para se comunicar. Por mais que se tente, não é possível conseguir informações ou muito menos um sorriso deles. Além disso, o motorista que dirigia o ônibus na ida não sabia operar o ar condicionado do ônibus e o nosso (zuretíssimo) motorista da volta não sabia dirigir em linha reta e mentiu descaradamente sobre as condiçôes de viagem do ônibus que dirigia. Quando perguntamos para ele, logo que o nosso ônibus quebrou no meio da estrada, se aquele ônibus já estava dando defeito antes, ele disse categoricamente que não -- para ser logo desmentido por dois passageiros que afirmaram que aquele mesmo ônibus havia quebrado 2 vezes no dia anterior. Mas não me importo tanto de ter um motorista mentioroso quanto em pagar mais de cem reais para viajar em um ônibus com defeito. A culpa não é do zuretíssimo senhor, e sim do chefe dele.

E chegamos então ao episódio da quebra do ônibus. Além do desconforto de esperar mais de 40 minutos na beira da estrada por um "ônibus de apoio" que estava -- segundo nosso zuretíssimo condutor -- "logo alí", ainda fomos embarcados em um ônibus velho com os assentos ainda mais mequetrefes do que o anterior (que já eram bem ruins), o que tornou as 11 horas de viagem quase em um suplício. Mas tudo seria bem suportável se o motorista, aquele zuretíssimo senhor, soubesse dirigir em linha reta. Mas não, ele não sabia. Ziquezagueou a viagem toda, tirando finos dos ônibus que vinham na direção contrária e ora dirigindo depressa demais, ora dirigindo tão devagar que pensávamos que o ônibus havia quebrado de novo.

Com motoristas, ônibus e atitude empresarial como esta, me surpreende que alguém ainda queira viajar pela Itapemirim. Da próxima vez vou ser um pouco mais organizado e pego um Rota Mineira, e garanto que serei muito mais bem tratado...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Duende em BH

Vou aproveitar o feriado para dar uma escapadinha para Belo Horizonte com a Patinha. Não conheço ainda a cidade do Metal e do DP (e de tantos outros amigos). Dizem que a cerveja lá é bem barata...
Vai ser divertido, e eu estava mesmo precisando respirar outros ares.

Segunda feira estou de volta.

Abraços do Verde.


UPDATE:
Estou de volta. A viagem foi bem bacana (no melhor clima Snoopy&Woodstock etílicos), e deixou boas lembranças. Mas o ônibus pé duro e o motorista louco da viagem de volta acabaram comigo.

Estou até agora tentando me recuperar física e psicologicamente da experiência de ficar sentado naquele banco absurdamente desconfortável vendo aquele destrambelhado senhor ziguezagueando na pista o tempo todo como se não tivesse o menor controle do ônibus (sem contar com quebra do ônibus no meio da noite).

Da próxima vez, eu sigo a dica do DPadua e compro a passagem com antecedência na Rota Mineira. Itapemirim nunca mais!

Microsoft fecha por sonegação de impostos no Equador.

Direto do Global Voices em Português:

"Um dos mais renomados jornais do Equador publicou uma nota sobre o fechamento da filial local da Microsoft por pelo menos sete dias. Outras empresas equatorianas, como Norberto Odebrecht e a exportadora de banana Noboa também estão sob suspeitas. O motivo pelo qual a Microsoft foi fechada foi que a empresa não informa ou envia informações sobre pagamento de impostos desde fevereiro de 2007.

O SRI (Servicio de Rentas Internas) acusou a empresa de não apresentar as informações solicitadas sobre os impostos em duas ocasiões. Trata-se de parte de uma campanha nacional iniciada por Carlos Carrasco, Diretor dos Serviços Internos de Renda, que revelou que sonegação de impostos está custando cerca de 3 bilhões de dólares, o que representa 28.6% do orçamento nacional planejado para 2008.[...]"

Leia o resto no Global Voices em Português.


Este não é o tipo de notícia que se costuma ver por aí, mas o Global Voices em Português está sempre cheio de notícias que você não encontra em nenhum outro lugar. Vale a pena visitar ou assinar o feed.

domingo, 7 de outubro de 2007

o filho fanfarrão à velha casa torna...

Estou de volta ao Overmundo, com uma matéria para o Guia Overmundo a respeito do Parque Olhos D'Água em Brasília. O nome da matéria é "Parque Olhos D'Água (um retorno)".



Em breve, mais matérias para o Overmundo...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

GDF estará demitindo o Gerúndio.

Deu no Alfarrábio (e no AINN também):

:: Vamos Estar Detonando o Gerúndio ::

Eis que vou estar conferindo o copoanheiro Adauto pra estar lembrando que o Febeapá tá continuando aí, vivinho da silva. Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do jornalista Sérgio Porto, viveu tendo a certeza de que nunca devemos estar subestimando a capacidade de o ser humano de estar cometendo asneiras. Pois então, taí mais uma prova, fresquinha, da lavra do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Eu tinha visto no Ryff, mas até estava achando que era boato. Mas o Hermê fez o favor de estar escaneando e estar botando no ar (roubei a imagem dele, sim).

Isso é que é estar detonando o gerúndio

Um brinde, caro Stanislaw.


Não estarei dizendo mais nada. A piada está(rá?) pronta.

P.S. no link do thread do AINN você estará vendo a imagem da tela da lei no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do DF.